Blog

Golden em apartamento, pode?

    Antes de qualquer coisa, você precisa verificar as regras do seu condomínio, é permitido cães do porte do Golden? Se sim, então vamos lá...

    A pergunta que não quer calar: dá pra ter um Golden em apartamento ou precisa de quintal? 

    Vamos a uma resposta sincera: Golden precisa de atenção do dono e gastar energia! Isso pode ser numa casa gigante, num sítio, numa casa pequena e sem quintal na cidade, num apartamento, espaço não é problema! O que é importante saber é que se você não tiver tempo e paciência pra passear com eles e fazer gastar energia, independentemente do tamanho do lugar aonde mora, eles vão comer a sua casa.

    Pro Golden não adianta ter quintal grande e deixar ele pra fora sem companhia, ele vai ficar triste e vai aprontar. Por exemplo: quem tem Golden há de concordar, quando você tá na cozinha, ele tá deitado no meio da sua perna. Se você foi pro quarto, ele vai atrás. Se você entrar no banheiro, ele vai querer entrar junto ou ficar na porta até você sair. Eles são literalmente sombras nossas. E amam um sofá e uma caminha confortáveis dos papais.

    O que indicamos em todos os casos, PRINCIPALMENTE EM APARTAMENTO OU CASA SEM QUINTAL, são passeios diários, duas vezes por dia (cuidado com filhotes até 6 meses que não podem se exercitar excessivamente pois pode ocasionar a displasia - 15 minutos andando por passeio pra eles tá ótimo), depois conforme vão crescendo vocês vão aprendendo o limite de cada um (existem os mais ativos e os mais preguiçosos). Indicamos também que pelo menos 2x por semana levem eles pra correr soltos no parque ou pra creches caninas, pra gastar energia, brincar com outros cães e aprender a socializar, nadar em lagos, piscinas. Eles amam! Vão chegar em casa mortos de cansados.

    Pra quem trabalha o dia todo é legal levar pra creche 2 a 3x por semana, lá eles passam o dia brincando, correndo, socializando com outros cães e gastando aquela energia que eles tem, e estarem mais calmos e relaxados quando voltarem pra casa. Procurem locais de confiança na sua cidade, vão visitar, peguem dicas e conversem com pessoas que já deixaram seus cães lá.

    Outra dica é fazer o enriquecimento ambiental na sua casa. Existem brinquedos pra petisco, que você recheia com ração, frutas, garrafas pet com ração pendurada, garrafa com água congelada... E na internet você acha várias ideias legais pra eles.

    Golden solta pelo e vivem brincando no pote d’água então essa é outra questão a ser pensada, a bagunça vai de brinde e casa arrumada 24h por dia nunca mais rsrs.

    É bem interessante optar por um adestrador, ele é o profissional indicado para te ajudar a educar seu cão da forma correta, muitas pessoas ainda acham que o adestramento só ensina fazer truques, mas é bem mais que isso. Adestramento serve para melhorar a convivência entre o cão e os humanos, lembrando que o responsável pela criação do cão é o dono e um cão que nunca escutou um não, nunca teve contato com outros animais, sempre destruiu a casa e não foi repreendido ou nunca teve atenção, pode ter problemas comportamentais no decorrer de sua vida. Ah e pega essa dica, você consegue fazer o acompanhamento mesmo antes da chegada do neném, eles conseguem te ajudar até na preparação da casa.

    E por último, cuidado com janelas, produtos de limpeza e remédios em locais baixos e NÃO deixe o doguinho viver em pisos lisos e escorregadios (carpete de madeira, mármore, pisos laminados, porcelanato), optar por pisos, tapetes e passadeiras antiderrapantes nas áreas que o cão circula. É preciso ter cuidado em dobro quando filhote, afinal quando sai do canil ainda está em fase de desenvolvimento, portanto ficar escorregando também pode desencadear a famosa displasia e problemas na coluna.


    Relatos de clientes e seguidores que moram em apartamento com seu Golden:


Camila mamãe da Paçoca

Eu já tive Golden em casa com quintal, por 14 anos , e hoje filhote de vocês em apartamento ! E a coisa que mais me arrependo é não ter sido tão próxima com a Golden que tive em casa, como sou hoje com a Paçoca! Muito dessa proximidade vem devido ao apartamento, sem dúvidas... E também porque antigamente a maioria das pessoas acreditavam que cachorro é apenas para quintal. A necessidade que goldens tem de estar perto da gente é gigantesca... Então não existe estar em local e ela não estar junto, seja banheiro, quarto ou sala. Aonde você estiver, eles estarão! Ela pode estar dormindo no décimo sono, mas acorda pra me acompanhar até no xixi da madrugada. É nesse nível! Terá problemas em apartamento quem não souber gastar a energia do seu cão... Mas isso com qualquer raça né? Sem dúvidas, ter Golden em apartamento é a melhor coisa do mundo!



Danielle mamãe do Charlie
Olha, bem tranquilo! Muita gente falava “aii coitado nem vai ter espaço” “tadinho onde vai ficar” mas de verdade, ele só quer tá perto da gente ou do ventilador (sente muito calor) hahahaha ele e o irmãozinho brincam pra caramba, correm pelo apto inteiro e ficam super bem. Pra encorajar os próximos papais e mamães, Golden precisa de amor e de companhia! Não se preocupem tanto com o espaço.



Isabella mamãe do Apollo
Super tranquilo! Eles precisam de atenção, e não, necessariamente, de espaço. Tínhamos muito receio de ele não se adaptar, de sofrer, mas mudamos completamente de ideia quando vimos que ele sempre escolhe ficar no nosso pé! Atenção e amor, esses sim, são essenciais!


 

Jéssica mamãe do Igor
Eu sempre tive essa dúvida, e isso sempre foi uma questão grande pra mim. “Golden em apartamento? Eles não precisam de espaço?“ Hoje temos o Igor com quase 5 meses, eu chamo ele de EspecialGolden kkk. Ele nunca sequer tentou comer NENHUM móvel, nunca destruiu nada de ninguém! Pegamos o Igor dia 29/02 em nossas “férias” pós casamento. Sempre ficamos juntinhos com ele ensinando e repetindo quantas vezes necessário o “NÃO” ... logo em seguida viajamos para nossa lua de mel e o deixamos na minha sogra. Lá foi a mesma coisa para ele sempre entender que móveis e objetos não eram comestíveis, os repetidos “NÃOS”. Bastava um não e pronto! Hoje ele vai para a creche gastar energia 2x na semana e sempre costumamos andar com ele, apesar de ele ser bem preguiçoso sempre quer deitar na calçada! Levo ele para trabalhar comigo, nunca tive problemas com o comportamento. Ou seja. Golden em apartamento dá certo SIM! Golden precisa muito mais do que espaço, precisa de atenção a todo tempo! Igor não fica um minuto longe. Se estamos no quarto ele deita em cima de nós... Ele não tem nenhuma noção dos seus 23 kg de pura gostosura! Se estou lavando louça ou cozinhando, lá está ele, em cima dos meus dois pés! Ou seja, se eu tivesse uma casa imensa ele estaria em cima de mim! Não tenham medo de criar um golden em apartamento, a não ser que ele vá ficar sozinho sempre e nunca irá gastar energia, aí sim está o problema! Amor e atenção é o que eles mais precisam ! Beijoooos GoldenFeet! Amamos vocês.



Victoria mamãe do Barthô
Moramos em apto desde sempre com ele e o que posso afirmar é que o espaço não importa, o seu golden vai estar até dentro do banheiro com você! Percebi que o que ele precisa é estar ao meu lado e recebendo carinho e atenção! Ele nunca destruiu nada, só brinca com os brinquedos dele e acho que o motivo de ser tão educado é pela atenção e carinho constante que recebe! Acho que esse é o segredo, brincar, passear, gastar a energia e dar muuuito carinho, o resultado é um golden super educado e cheio de amor pra te dar.



Fernanda mamãe da Nix
Eu moro em um apartamento de 64m2 e por incrível que pareça a Nix está SEMPRE ocupando o mesmo metro quadrado que eu hahahaha se não fosse contra as leis da física ela com certeza ocuparia o mesmo espaço que eu. Ela vive grudada comigo, mas consegue brincar normal e fica super bem aqui. Passeamos com ela 1 a 2x por dia. Por conta da quarentena, não são todos os dias que vamos, mas ainda sim ela fica bem tranquila no apê. Não me dá nenhum trabalho.



Fernanda mamãe da Milli
Aqui temos um ap 38m2 +38m de cobertura e uma golden, a Milli de 1 ano e 9 meses e 31kgs. Se você acha que ela fica na cobertura brincando, está enganado, ela acompanha o dono, seja eu ou meu marido, se vai no banheiro ela vai atrás, se vai lavar louça, ela deita nos pés, se vamos pro quarto ela vai junto e claro, dorme no nosso quarto, se estamos no sofá ela vem pra deitar junto, mas quando esquenta ela sai e vai pro chão, nada de cama ou casa.  Quando ela quer ela brinca com o brinquedos dela e traz pra gente brincar com ela e "corremos" nesse espaço. Ela passeia na pracinha duas vezes por dia, faz suas necessidades da praça e também no tapete higiênico, o único probleminha é pelos por todo apartamento, mas nada que um aspirador e um rodo não resolva e o bebedouro, que toma água e sai pingando pelo chão, nada que um paninho próximo
pra ficar passando no chão toda hora. Aqui nenhum móvel, nenhum chinelo foi destruído.



Luiza mamãe da Shakira
Nossa Shakira é uma douradinha Goldenfeet. Tivemos muitas dúvidas com relação a essa questão, mas hoje posso afirmar que é possível sim ter um Golden em apartamento com todo conforto e cuidado que eles precisam. A Shak vai pra creche 3 vezes por semana (segunda, quarta e sexta) e acho que essa foi a parte chave do sucesso. Terça e quinta é o dia que nossa diarista vem, então além de passear ela não fica sozinha. Aos sábados e domingos procuramos sempre passear, e exercita-la principalmente se temos algum compromisso que ela não poderá nos acompanhar. Uma boa rotina de exercícios e pouco tempo sozinha possibilitou que a questão do apartamento em si não fosse um problema (hoje acredito que mesmo que nós mudássemos para uma casa manteríamos a creche). Quanto ao local do xixi, desde pequena utilizamos o wease (recomendo demais, muda mesmo a vida RS). Quando morávamos em um apto menor ele ficava na varanda, hoje fica no banheiro da lavanderia. Com ele a limpeza fica muito fácil. Acho que o apartamento em si para o Golden não é um problema. O temperamento deles se encaixa bem na vida em apartamento e aprendem a fazer xixi no mesmo local sempre (sou meio contra ensinar a fazer as necessidades apenas na rua, pois tenho dó do cachorro ficar segurando). A grande questão, acredito eu, seja as pessoas se organizarem e saberem que terão que pensar bastante em como encaixar o cachorro na rotina da família de forma que ele tenha uma rotina feliz e saudável, o que, claro, significa exercícios e pouco tempo sozinho.


Amanda mamãe da Amora
A Amora se adaptou super bem! Atualmente ela frequenta a creche 3x por semana, isso auxilia no desgaste de energia. Em relação as necessidades, ela se acostumou perfeitamente. Aonde estiver a fraldinha dela, ela faz. Fiquei muito preocupada na época se seria saudável para o animal viver em apartamento, mas hoje em dia criamos um estilo de vida que é extremamente sadio. Amora é feliz e está querendo um irmAU hahaha.



Lari mamãe do Jack
O Jack foi morar
em apto com quase 1 ano, pensamos que seria um problema a adaptação, principalmente por questão do local das necessidades, porque ele estava acostumado com jardim à disposição. Ele não associou o espaço do apto para fazer, e no começo saíamos mais vezes para passear. Agora ele já tem uma rotina, e não faz nenhuma necessidade dentro de apto. Sempre que possível ele nos acompanha, inclusive no trabalho, o prédio comercial não tem restrições para acesso de animais, prevalece o bom senso quanto aos cuidados. Em relação a barulho é tranquilo pois essa raça não é de latir. Nós tentamos passar o máximo de tempo possível juntos. Ele exige muita atenção, e fica entediado facilmente no apto. Vai para o adestramento alguns dias da semana, são os dias que ele aproveita para extravasar, ele é bem sociável com outros cachorros.


Fabiana mamãe do Mike

Mike tem 1 ano e 6 meses, é um cachorro tranquilo (por ser um Golden), quando precisa ficar sozinho ele não detona o apto, fica dormindo e quando retornamos a energia está super carregada e ele não deixa ninguém dormir. Quer brincar com todos os brinquedos, foi necessário colocar em uma creche para queimar energia no dia que ficava mais tempo sozinho. Gosta de brincar de correr, esconde-esconde e adora espiar a rua da sacada.... Sempre que quer algo late para mostrar...


Luana
Oii, eu tenho um golden de 7 meses, e moro em um kitnet (só 1 compartimento). É super tranquilo, desço com ele duas vezes ao dia, ele só faz xixi e cocô em um lugarzinho específico, e é só amor. Brinco muito com ele quando vou para os passeios, e tento sempre levar ele para lugares diferente (só não agora na quarentena) enfim... eles são amores. E o meu, não sai do meu pé um instante. Ele é muito feliz.

Christina
Golden em apartamento é sensacional! O que eles gostam mesmo a da companhia da gente!!! A minha fica o dia todo atrás de mim, minha sombrinha, até na hora que vou tomar banho ela vai junto!! Também adora os brinquedos dela e brinca numa boa sozinha ou com a irmã boxer e meu filhos humanos!!! Mas, claro, precisa passear pra gastar energia! Enfim, golden é espetacular em casa ou apartamento!!!

Priscila mamãe do Tudy
O mais difícil são os 3 primeiros meses...Porque não pode passear... Depois fica super tranquilo... Ele fica onde ficamos... Então de nada adiantaria um baita quintal ou uma casa gigante porque se eu vou no banheiro ele entra junto, se estou na cozinha ele está no meu pé... Rsrs. O importante é o enriquecimento ambiental quando estiver em casa (brinquedos pra colocar petiscos são sucesso garantido e garantem um gasto de energia bacana)... E garantir o tempo para passear e brincar todos os dias.... Pois eles têm bastante energia e se não gastam começam a "caçar assunto"... Aprontando para chamar a atenção... Com tempo e disponibilidade pra brincar com eles todos os dias o golden é uma raça maravilhosa que cabe em qualquer lugar... (eles também acham isso...porque se enfiam no sofá... na cama... em qualquer lugar que você esteja mesmo que não tenha espaço físico pra eles rsrsrs) Além de tudo são MUITO inteligentes (chega assusta de tão espertos que são) e aprendem fácil sobre as questões fisiológicas bem como o que mais você sentir necessidade que ele aprenda para se encaixar na sua rotina e moradia. Um golden é animação garantida...Companhia e MUITO MUITO amor garantido tb ( o Tudy...vez ou outra me pede abraço... um encanto!) Recomendo... ele é a melhor parte da minha vida...minha melhor decisão!!!!


Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.