Blog

Aconselhamento genético

       “O ‘aconselhamento genético’ é uma das áreas de atuação do Biólogo.  Esta área, em conjunto com o Melhoramento Genético (área de atuação tanto do Biólogo como do Médico Veterinário e do Zootecnista) possibilita um trabalho centrado na melhoria da qualidade da criação.

        No Brasil, o aconselhamento genético é feito especialmente na Medicina humana, e auxilia casais a entenderem os riscos de nascimento de filhos com doenças genéticas. Já em países desenvolvidos, o aconselhamento genético para criações de pequenos animais vem se expandindo, e contribuindo muito para a diminuição da prevalência de doenças genéticas comuns de cada raça.

        Boa parte do processo de aconselhamento depende de um trabalho em conjunto com o médico veterinário, uma vez que avaliação clínica, emissão de laudos de saúde e diagnósticos de doenças é uma competência específica desta profissão.

      O aconselhamento genético de qualidade só pode ocorrer com a documentação correta dos animais envolvidos (pedigrees), e com a participação do médico veterinário realizando avaliações clínicas de seus pacientes.” (Texto retirado do site Genética Canina)


        Aqui no Canil Golden Feet fazemos o acompanhamento com bióloga e geneticista Fabiana Michelsen de Andrade, responsável pela Genética Canina, mas percebo que muitos clientes não sabem a importância de tal acompanhamento, por isso nesse texto iremos explicar como esse nosso diferencial é essencial para diminuir ainda mais as chances de um filhote adoecer.


        Todos os nossos cães são entregues com a análise de consanguinidade (ou endogamia) da ninhada, o que na prática isso significa? A consanguinidade é o grau de parentesco entre os cães, muitos criadores tendem a cruzar irmãos (inbreeding) para tentar repetir as características desejáveis no filhote, mas isso pode repetir também o grau de doenças genéticas, por isso, não realizamos esse tipo de cruzamento aqui no canil. Quanto mais longe o grau de parentesco menor a probabilidade de doenças recessivas, portanto temos um cuidado grande na hora de escolher os futuros papais e mamães.


        Além desse tipo de cuidado, também temos acompanhamento genético para controle de doenças comuns como a displasia coxofemoral, aumentando assim as chances de filhotes saudáveis.


        E por último, nossos filhotes são entregues com laudos genéticos, onde apresenta o laudo relativo à saúde esperada do filhote, com o grau de consanguinidade e as chances aproximadas de doenças multifatoriais.


        É com muito orgulho que fazemos parte dos criadores responsáveis que tem esse tipo de preocupação, nosso sonho é chegar num nível onde conseguimos eliminar 100% as chances dos filhotes virem a adoecer, mas infelizmente com as ferramentas atuais ainda é impossível, portanto estamos sempre buscando novos estudos e aconselhamentos para diminuir essas chances.

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.