Blog

Diferença entre macho e fêmeas

Muitas pessoas me perguntam sobre a diferença entre o macho e a fêmea na raça Golden Retriever, portanto decidi publicar esse texto para ajuda-los, vamos lá...

Estrutura

O macho costuma ser maior que a fêmea, com estrutura óssea mais larga e pelos mais longos, já as fêmeas costumam ser mais delicadas.


Comportamento

Sempre escuto que “a fêmea é mais amorosa, dengosa, dócil, calma e carinhosa”, isso É MITO. O Golden no geral é um cão carinhoso, inteligente, que brinca, faz arte e ama a companhia do dono, observamos em nosso dia a dia que as fêmeas costumam ser mais independente que os machos, mas varia de cão pra cão, é errado definir todas as características comportamentais com base só no sexo, afinal essa questão é muito particular de cada cão. Tenho fêmeas agitadas e machos agitados, fêmeas calmas e machos calmos, e por ai vai...

Castração

A cirurgia de castração do macho é mais barata que a da fêmea, o procedimento é menos invasivo pois ocorre superficialmente nos testículos, já a da fêmea o abdômen é aberto.

Cio - fêmea

O cio é o período fértil da cadela, de uma forma bem básica é quando elas começam a sangrar e a vulva incha. O primeiro cio ocorre entre o período de 6 meses até um ano e o período de duração é de aproximadamente um mês, durante essa fase as meninas costumam ter alterações de humor, brinco que é igual mulher na TPM, algumas ficam mais estressadas, outras mais carentes, varia muito.

Xixi com a pata levantada e marcação de território - macho

Muitas pessoas tem preconceito com os machinhos por ter medo deles fazerem xixi com a pata levantada e demarcar território, mas deixa eu te contar um segredo, se você castrar o cão com uma idade específica as chances dele fazer isso diminui muito. Lembre-se de verificar com seu canil e veterinário qual o protocolo indicado.

Lacinhos e gravatinhas

Vocês sabiam que existem lacinhos, gravatinhas, roupinhas tanto pra fêmea quanto para machos? Portanto poderá enfeitar seu doguinho independente do sexo, mas alguns cães preferem brincar com os acessórios do ficar arrumadinhos, aqui mesmo os laços são só para hora da foto 😂.

Adestramento

“Muitas pessoas falam sobre treinamento de cães, diferenciando raças, eu sou o treinador desde 2005, e não vejo tantos problemas assim.

O que eu noto é que as pessoas desconhecem a espécie,  e como consequência acabam dando ao cão um estilo de vida humano, logo a cabeça desse cão se confunde muito.

Os machos tem comportamento um pouco dominante em algumas situações, mas as fêmeas pelo seu comportamento protetor também tem suas particularidades, e pode mudar um pouco o comportamento.

Mas isso nós conseguimos alterar de acordo com o ambiente que o cão vive, utilizando os reforços e punições corretos, (Quando falamos em reforços todo mundo conhece o reforço positivo, está cientificamente comprovado que a melhor técnica para se ensinar algo para um indivíduo, porém essa classificação é feita entre reforçadores positivos e negativos, mas nunca se fala das punições, punição não é bater, e também tem punição positiva e negativa, sem este conjunto dificilmente teremos um cão equilibrado).

Atualmente quando se fala de treinamento de cães, a ideia é encher os olhos do dono do cão (que agora é tutor) para vender serviços, e isso dá uma baita briga entre treinadores. Rsrs.

O indivíduo cão, assim como os humanos, pode ser reforçado ou não por algo que é bom para um indivíduo, ou seja, o que é bom para mim pode não ser bom para você, e na parte das punições o que é punição para mim pode não ser para você, e isso também pode alternar de acordo com fase da vida.

Quando você tem o que interessa para o indivíduo, e esse indivíduo tem interesse naquele momento pelo que você tem, o treinamento fica igual para macho ou para fêmea, por exemplo: Eu tenho um cão que gosta de bola, mas caminhei com ele por 2 horas, consequentemente ele não vai correr atrás da bola mesmo gostando dela, o importante é você saber usar no momento correto aquilo que o seu cão gosta ou não gosta para colocar ou retirar um comportamento.

O treinamento que é vendido atualmente com base científica, é explicado incorretamente e aplicado pela metade, logo que o experimento é baseado em humanos e aplicado em outras espécies.

Sempre que algum cão que tem problema real de comportamento, quem passa a informação pela metade não resolve, o cão acaba mudando de treinador, às vezes muda de família, às vezes é abandonado, às vezes é sacrificado. É muito triste... Tudo isso pela falta de conhecimento do humano pela espécie que diz que tanto gosta.” - André, Adestramento comportamental.

Diferença no tamanho

Altura na cernelha: 

Machos: 56 - 61 cm. 

Fêmeas: 51 - 56 cm.

Peso:

Macho: de 35 a 45 kg.

Fêmea: de 25 a 35 kg.

*Lembrando que são valores aproximados.

Basicamente essas são as principais diferenças, mas lembre-se que estão adquirindo um cachorro, que faz xixi, cocô, bagunça e macho ou fêmea eles são Golden! Tem amor, carinho, lambeijos e pelos pra dar e sobrar.

Escrito por Tatiane Dib com auxílio do adestrador André.

Entre em contato

Mensagem enviada com sucesso!

A mensagem não pôde ser enviada, tente novamente.